Como organizar uma festa tema passa ou repassa (torta na cara)

Gente, vou fazer uma festinha de aniversário para celebrar meus 30 anos em Janeiro (2018).

Escolhi o tema que sempre quis na vida, mas nunca tive a oportunidade: Passa ou Repassa, com Torta na Cara.

Acontece que fazer aniversário em Janeiro é um saco, pois a vida toda todo mundo sempre estava de férias e eu nunca conseguia reunir todos meus amigos em uma tacada só. Mas morando em Bonito, a coisa se inverteu. A cidade é turística, meus amigos trabalham durante o mês inteiro, então quase todos convidados poderão comparecer à festa.

Mas vamos ao que interessa… Vou criar um tutorial de como organizar uma festinha passa ou repassa. Afinal, quando me deparei com essa ideia, por mais simples que pareça, envolve vários detalhes que farão a diferença.

Você não precisa seguir necessariamente esta ordem, até porque várias coisas aconteceram em conjunto. 

Tenha em mente que serão necessários 02 meses de antecedência para a organização da festa.

Como organizar uma festa competição ginacana Passa ou Repassa com torta na cara

1º Passo – Preparativos 

Embora eu não seja designer gráfico, fiz uma logo para a festa (bem simples). Com a logo, já ficaram definidas as cores das equipes (02), que seriam amarelo e azul. Ela tem o fundo vazado, não é esse preto não. Se não souber, pode ser  que alguém da lista de convidados saiba ou tenha facilidade. Caso não, procure a ajuda de um profissional para deixar do jeito que você quer.

Feita a lista de convidados, enviei um convite personalizado por Whatsapp (escrevi uma mensagem individual para cada convidado, ressaltando algo legal do mesmo). No convite, além das informações do local e horário (2º passo), havia uma informação importante: confirmar o tamanho de camiseta, pois decidi fornecer de lembrança a cada convidado a camiseta da festa, até porque iriam se sujar com torta e muito mais.

Aliás, é bom ressaltar isso quando for convidar, assim a pessoa não vai com sua melhor roupa ou sapato chiquérrimo…

Confirmados os convidados? Liberei um vídeo para todo mundo ver quem estaria na festa, estilo apresentando os participantes. Foi muito legal!

2º Passo – Escolhendo o local e horário 

Brincando Festas e Eventos Bonito MS

Escolha o local da festa. Em Bonito escolhi o Brincando Festas e Eventos, um salão grande e com espaço de sobra para correr, sujar e se divertir. O salão em si não possui estrutura de mesas e apoio, apenas brinquedos (locados à parte), uma copa com fogão e geladeira e banheiros. Como a festa é para adultos, eu optei por não locar os brinquedos infantis. O valor da locação (no final da matéria) já inclui a limpeza do salão.

Para se atentar: escolhi fazer no domingo à tarde (16h/21h). Após alguma pesquisa, constatei que domingo é um dia morno, tranquilo, e geralmente neste horário as pessoas não costumam fazer muita coisa.

Olha a chuva! Por mais que a festa envolva competições, corridas e etc, meu maior medo era de locar um local aberto e chover no dia da festa, até porque Janeiro é sempre chuvoso em Bonito, então para não correr o risco de fazer um investimento tão alto nessa festa e ir por água abaixo, optei por um salão fechado.

3º Passo – Camisetas

Camisetas Festa Passa ou Repassa Torta na CaraPassado o prazo que dei aos convidados para confirmarem presença, já tinha a lista com 12 nomes, ou seja, 6 pessoas para cada time. Separei os times com tamanho de camiseta para cada pessoa. As camisetas dos times são azul e amarelo, a vermelha usei para compor a equipe (no caso eu como apresentador e outros dois ajudantes). Como já disse, a camiseta será o souvenir da festa.

Tecido: malha fria.

Antecedência: esse passo é fundamental ser feito 2 meses antes, pois a confecção em si demora bastante. Fiz o pedido em 20/12 e retirei dia 15/01 (período de recesso e festas).

Onde fiz: Personal Confecções, em Campo Grande. Falar com a Mila. Já conhecia o serviço deles e a boa qualidade do produto, então não tive dúvidas. Até cheguei a pesquisar (mercadolivre e na cidade), mas não encontrei o que queria ou encontrei preços muito abusivos.

Veja os preços no final da matéria.

4º passo – Decorando e Equipando ($$$)

Decoração do Salão Festa Passa ou Repassa

Talvez aqui tenha sido a etapa mais dificultosa para mim. Ao locar o salão cru, me deparei com um espaço enorme para poucas pessoas. Como preencher? Como deixar a minha cara?

Eu não sou decorador nem nada, mas já tinha uma noção mais ou menos do que eu queria. Por isso, fui atrás de três decoradoras da cidade. A que mais me chamou a atenção e que tive ótimas referências foi a Katiuce. Ela captou a ideia e sonhou junto comigo. Expliquei a ela desde o início tudo o que eu iria precisar:

Mesa com enfeites e bolo falso, painel atrás com as cores do tema, duas mesas para as equipes (bancadas) e aparador para o brinquedo passa ou repassa, mesas para os salgados e bebida, baú de presentes (sou desses kkk) e porta quadro, além de balões para enfeitar os pilares do salão.

Além disso, tive que fazer a locação de 06 conjuntos de mesas e cadeiras na conveniência Zero Grau (Telefone 67 3255-1777). O telefone não está na internet, então entrei no google maps street view e identifiquei por lá. Óbvio que cidade pequena seria mais fácil ir até lá, mas a ligação foi com o intuito de reservar, pois sei que janeiro tem muita locação. Preços no final da matéria.

Vale a pena você decorar?

Olha, após os orçamentos, comecei a ver se eu mesmo teria esforços para fazer a decoração toda sozinho. Pensei, vi para locar os móveis que precisava, mas o esforço-benefício me venceu. A diferença era pouca, eu teria que comprar vários itens de festa dos quais eu não usaria mais, além de fazer um trabalho artesanal ao qual não sou nem um pouco talentoso. Decidi concentrar meus esforços nos dias anteriores da festa para organizar as gincanas e fazer as tortas. Se você está pensando em decorar, no mercado livre vende-se uns kits de decoração de mesa de festa, todos em MDF. Você pode comprar e pintá-los ou já comprar pintado. Os de plástico são mais caros. Mas o que você fará com isso depois?

5º passo – Extras da festa e itens da gincana

Brinquedo Torta na Cara Festa Passa ou Repassa Aniversário
  • O brinquedo de apertar do Passa ou Repassa foi minha principal “aquisição” para esta festa. Aquisição porque tive que comprá-lo, pois onde moro ninguém faz locação disso (existe locação em alguns lugares e já estou considerando locá-lo após a festa). A negociação e o envio foram rápidos, o brinquedo dispara uma sirene ou tem a opção de só ascender a lâmpada. Aqui o link para comprar no mercado livre (não to ganhando nada com isso).

  • Com a printi eu mandei fazer as impressões gráficas do aniversário, pois sairia 3x mais barato do que enviar pra qualquer gráfica (fiz vários orçamentos). Eu queria aqueles cartões de 10×15 em couchê (papel durinho), igual a um cartão postal, só que com a logo da festa na frente. Servirão para eu colar as perguntas atrás. Também fiz um banner de 100 x 150cm, para pendurar atrás de mim, onde vou estar fazendo as perguntas.

Taça Personalizada Acrílico para Champagne Festa

  • Também servindo como souvenir da festa, encomendei com antecipação 20 taças personalizadas. A negociação com a empresa foi um pouco lenta, era eu mandar mensagem num dia, responderem no outro, eu já respondia, o retorno no outro dia, e assim foi. Repeti informações como meus dados e endereço por algumas vezes, mas o pedido saiu. Tempo de negociação: 01/12 a 21/12 (data do despacho do pedido).
Champanheira 10 litros
  • Champanheira: a Katiuce (decoradora) ofereceu colocar uma champanheira dela. Como eu já havia comprado, acabei recusando. Comprei essa pelo mercado livre, 10 litros. O material é um plástico mais resistente (não é acrílico). Cabe 02 champanges. Link aqui.

  • Lousa quadro branco: como a competição terá placar, não quis comprar um placar eletrônico (ia sair mais caro que a festa). Comprei dois quadros desse de 20 x 30cm para anotar os placares das equipes. O anúncio por onde comprei no mercado livre foi encerrado, mas é só digitar e procurar, existem vários que vendem.
Papel de Seda para Hambúrgueres
  • Papel Seda para Hambúrgueres: comprei 50 unidades de papel de seda, com essa estampa mesmo, pois personalizar estava muito caro. Na minha cidade existe uma hamburgueria que fsz uns lanches maravilhosos, então encomendei com elas 02 hambúrgueres por pessoa. O pessoal mandou rápido e o papel é até um pouco grande para embalar um mini hambúrguer. Link aqui.

6º passo -Comes e Bebes 

Bastiollo Espumante para Festa de Aniverário

Antecipação é tudo de bom! Por isso, tudo o que eu consegui eu já comprei entre novembro e dezembro, para não ter problemas com frete (dependendo do item chega em 20 dias).

  • Espumantes: escolhi o Bastiollo (moscatel) por ser simplesmente meu preferido. Por ser doce e suave, combina com doces e não é tão forte. Importado da Itália. Aproveitei uma promoção no Wine onde ele estava por R$32,26 e comprei vários, frete gratuito. No Paraguai esse espumante custa US$11, então dependendo da cotação ele saia mais caro por lá. Atenção: a Wine usa transportadora, e as entregas para o interior são bem lentas. Considere 01 mês para ter o pedido entregue.
  • Água, Refri e Cerveja: vi um cálculo que considerava: 600ml de refrigerante por pessoa, 800ml de cerveja por pessoa, 200ml de água por pessoa.Desta forma, os cálculos seriam mais ou menos assim:
    Refri 600ml x 20 pessoas = 12 litros ou 06 garrafas de 02 L
    Cerveja 800ml x 20 pessoas = 16 litros ou 59 latinhas de 269ml
    Água 200ml x 20 pessoas = 4 litros ou 04 garrafas de 01 litro

    Aqui vale ressaltar: as quantidades eu alterei pois acredito que as pessoas ficarão com mais sede devido às gincanas, além de que servirei espumante, então não acredito que vai sair tudo isso de cerveja. Considerei:

    Refrigerante 06 garrafas de 02 L
    45 latinhas de cerveja 269ml
    06 garrafas de água
    Além dos 10 espumantes que já citei aqui em cima.

Mimi Hamburguer Hamburgueria Bonito MS
  • Mini Hambúrguer: deixando a festa um pouco americanizada, pensei em comprar 30 mini hambúrgueres da hamburgueria de Bonito. Edit: Acabei desistindo dos hambúrgueres em prol de uma comida mais durável… Os hambúrugeres iriam acabar rapidamente, já os salgadinhos não. Vi em alguns sites, a média é de 200 salgados.

Além dos espumantes, a Katiuce (decoradora) me passou alguns contatos de doces e salgados. Fiz algumas cotações:

  • Doces tradicionais: brigadeiro, beijinho, dois amores, e cajuzinho R$ 70/cento
  • Bombom de morango, uva, bejinho, brigadeiro, 2 amores, nozes e cereja: R$ 160/cento
  • Salgados: diversas opções, R$ 65/cento

Ainda há a opção de pedir os doces em Campo Grande na Doces Momentos. Só tem que ver se a logística de frete e tudo mais funciona (tive essa dúvida).

O que eu fiz realmente?

A essa altura do campeonato, você já deve estar desistindo da ideia de fazer uma festa tão cheia de coisas. Eu também… Mas tive que seguir em frente!

Decidi por fazer brigadeiros e beijinho em casa, sem colocar bombom chique e trufas recheadas de algo caro na festa. Optei por comprar na internet essa caixinha de Twix maravilhosos, além de caixinha de bombom alpino (yes) para compor a mesa de doces e bolo.

BOLO?
Encomendei com a dona Elíria um bolo de 2kg.

7º passo -Gincanas, fotos e ajudantes 

Gente, a essa altura do campeonato a festa já está com custo super alto (pelo menos pra mim), por isso tudo o que você puder usar de criatividade e trabalhos artesanais, faça. Não vai ter fotógrafo nem garçon, tudo vai ser na base da ajuda e do self-service mesmo.

Vou passar as ideias de gincanas que tive para a festa:

  • Torta na Cara: esse é o desafio final, com 06 membros cada equipe, dá um total de 06 confrontos. Pensei em 03 confrontos entre todos os membros, ou seja, precisaria de um total de 18 tortas. Aqui, ao contrário do programa onde cada um vai com sua torta, preparei essa quantidade mesmo, quem acertasse a resposta primeiro já pegaria a torta para lambuzar o adversário.

E a receita?

Achei essa na internet com emulsificante (produto usado para sorvete) + água, achei a mais prática e mais barata para se fazer. Aqui o link.

 

Outras gincanas:

  • Ovo na colher: quem consegue carregar mais ovos na colher sem deixá-los cair?
  • Procurar anel na farinha: duas ou mais bacias com farinha, onde deve-se procurar algo dentro delas.
  • Corrida do saco
  • Carriola
  • TAN GRAN: a ideia aqui é colocar as pecinhas em ordem para se formar o quadrado.
  • Descobrindo objetos com os pés: penso em colocar uns legumes aqui…
  • Corrida do Algodão: ir assoprando um algodão de um lado até o outro do salão.
  • Qual é a música: aqui envolve um pouco de trabalho, baixar a música em formato karaokê e botar pra tocar no dia…
  • Continuação da Série: qual frase falará – não sei se vou ter tempo de executar essa ideia.
  • Arremesso de Bexiga D’água para enxer o balde: as equipes tentam acertar o balde com bexigas cheias d’água para enxê-los até a marca.
  • Grito de Guerra: pompom, cartolina e 02 canetões, desafio para comporem um grito de guerra com uma música que eu escolher.
  • Comerciais Antigos: usando o brinquedo do passa ou repassa, quem souber qual comercial é correr e acertar o botão primeiro.
  • Grab Bag: em  desenvolvimento.
  • Balão
  • Soletrando
  • Desafio Big Bang: colocar os fatos em ordem cronológica de acontecimento
  • Qual país? Pedi para vários amigos mandarem vídeos falando 03 características de seus países, quem souber primeiro aperta o botão e fala. Envolve edição de vídeo.

CUSTOS

  1. Confecção de arte: R$ 0
  2. Locação do Espaço Brincando Festas e Eventos: R$ 400 (entrada de R$ 100)
  3. Camisetas: R$ 25,90 x 15 camisetas: R$ 380 (com desconto à vista)
  4. Decoradora: R$ 1.070 (entrada de 80% e restante antes da festa)
  5. Locação de mesas e cadeiras (06 conjuntos): R$ 72
  6. Brinquedo Passa ou Repassa: R$ 270 (frete gratuito)
  7. Espumante Batiollo: R$ 32,26 x 10: R$ 322,60 (em suaves prestações)
  8. Printi: impressão de 50 cartões postais e banner: R$ 135,93
  9. Taças Personalizadas: R$ 115,30 (em 02 prestações)
  10. Cahmpanheira: R$ 60,80 (em 02 prestações)
  11. Lousa Quadro Branco: R$ 54,88 (01x)
  12. Mini Hambúrguer: R$ 5 x 30 unidades: R$ 150 (cash)
  13. Salgados (250): R$ 162 (cash)
  14. Doces: brigadeiros, fiz em casa: R$ 50 ingredientes e forminhas
  15. Doces: caixa de twix (120 un.) + Caixa de Alpino (45 un.): R$ 152,25 (em 3x)
  16. Refrigerante 06 garrafas de 02 L: R$ 36
  17. 60 latinhas de cerveja 269ml: R$ 105
  18. 06 garrafas de água: R$ 24
  19. Bolo: R$ 100
  20. Caixa Térmica e Gelo em Barra: R$ 45 (por sorte aqui fui cobrado somente o gelo)

TOTAL ATÉ O MOMENTO: R$ 3.438,76

Não esquecer de levar no dia!

  1. Fatiador de Bolo
  2. Fósforo ou Isqueiro
  3. Velinhas
  4. Pratos de Bolo
  5. Garfinhos
  6. Guardanapos
  7. Copos Descartáveis

***

Vale a pena?

Bom, como escrevo esse post antes da festa, só vou poder responder após o evento. Acompanhe @willianyudi vou estar ao vivo e gravar snaps em 21/01/18 a partir das 16h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *