Faz frio em Bonito MS?

Ao planejar sua viagem para Bonito, você certamente buscará informações referentes ao clima na cidade, regularidade de chuva, estações climáticas e muito mais.

O fato é que em Bonito Mato Grosso do Sul também faz frio.

E frio, meu amigo, em todo lugar é igual: usa-se casaco, jaqueta, lareira para esquentar o corpo, toma-se vinho, fondue com os amigos e dorme-se com aquecedor ligado (o meu eu deixo nos 30º).

Como nosso inverno é tipicamente seco, sem chuvas, então o frio fica amenizado. Não se venta muito e durante o dia as temperaturas esquentam bastante.

Em média, diria que as mínimas chegam a 15ºC durante a madrugada adentro, enquanto as máximas nesta mesma estação variam entre 25ºC.

E como faço para aguentar o frio, se estou indo fazer passeios?

Vou passar algumas dicas:

➡ marque suas atividades com água em horários entre 09h e meio-dia. Horários vespertinos tendem a esfriar, pois escurece muito cedo (17h o sol já está se pondo nesta época).

➡ traga sim agasalhos: numa flutuação, por exemplo, você talvez tenha de voltar de caminhonete até o receptivo (veja a foto abaixo), então já se recomenda levar algum agasalho para na volta você não passar tanto frio com esse ventinho que bate enquanto você está molhado.

➡ embora pareça contraditório, mas nos dias de frio mais intenso, sai até uma fumacinha da água das nascentes: elas conservam a temperatura padrão durante o ano todo. Já ouvi muitos guias dizerem que as águas das nascentes têm temperatura entre 20 até 24ºC (o que é verdade!), então talvez dentro da água possa estar mais quentinho do que fora.

➡ no Rio Sucuri, Barra do Sucuri e Aquário Natural, um barco de apoio acompanha o grupo durante todo o percurso. Se preferir, faça uma parte do trajeto no barco e outra em água. Por quê? Algumas pessoas sentem muito frio quando permanecem muito tempo dentro d’água (eu sou uma delas), então quando o tempo de flutuação é encurtado, você pode aproveitar melhor sua experiência não se preocupando com o frio que está sentindo.

➡ atividades aquáticas em geral dão muuuuita fome, portanto a regra aqui é comprar o passeio junto do almoço quentinho servido logo após. Atente-se: os receptivos costumam oferecer chás, isso ajuda você a espantar o frio também.

➡ em outras atividades, como cachoeiras e atrativos de aventura, a água pode ser mais gelada. Algumas pessoas não ligam, porém eu não sou uma delas (kkk). Neste caso, leve sempre uma toalha ao longo do percurso (quando der), além da troca de roupa seca que você deve sempre deixar em reserva para se trocar após as atividades.

E na cidade, como faço para espantar o frio?

Gente, Bonito oferece uma variedade de restaurantes com cartas de vinhos deliciosos. Alguns durante esta época servem caldos, como o famoso caldo de piranha e o caldo pantaneiro (este último é preparado com carne de sol).

O Taboa Bar, bem como seu Ateliê, oferecem aquela cachaça maravilhosa que com certeza espantará qualquer frio intrometido que queira atrapalhar seu passeio.

Em últimassss circunstâncias, se você achar que vale à pena, estamos pertinho da Bolívia (cerca de 350km), onde há opção de comprar roupas de inverno e casacos de pele e outros acessórios (luvas, gorros, cachecóis e etc) à preços baratinhos.

E é isso aí! Vamos espantar esse frio!

Um comentário em “Faz frio em Bonito MS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *