Gramado: uma cidade de luz, aromas e sabores

Galera, fiz uma breve visita ao Rio Grande do Sul neste novembro (2016), passando por Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e Gramado. Vou relatar a vocês minhas impressões desses dias maravilhosos nessa terra que até então eu não conhecia!

PLANEJE SUA MALA ESTANDO ATENTO AO CLIMA

Aeroproto Salgado Filho Porto Alegre RS

Saiba que o clima no sul é atípico. Podemos estar em dezembro no verão de 40ºC no cerrado, enquanto no sul qualquer massa de ar polar pode derrubar as temperaturas para 10, 5ºC.

Isso significa colocar em sua mala agasalhos, blusas, calças, cachecóis, botas e tudo mais. Em novembro por exemplo pegamos frio de 7ºC em Canela e Gramado. Muito estranho arrumar mala de inverno para quem, assim como eu, só viaja para o calor! Então já fica a dica:

UMA CIDADE DE BONECA

Mini Mundo em Gramado RS

Essa foto pode parecer real se olhar de relance, mas não é. Ela foi tirada em uma das projeções de miniatura do Mini Mundo. Se você gosta de cidades em miniatura, não deixe de conhecer esse lugar fantástico!

Gramado parece justamente um mini mundo: a mesclada arquitetura européia com alguns edifícios mais modernos torna a cidade muito charmosa. Por onde você passa nas ruas é um cheiro diferente, atrelado ao sabor das degustações de vinhos e chocolates.

Rua coberta em Gramado RS

A rua coberta é um charme à parte. Com restaurantes charmosos do começo ao fim, ela ainda tem várias lojinhas para visita. Quando visitei, estava tudo muito lotado, então tive a oportunidade de andar pelos arredores da rua coberta e descobrir lugares mais baratos para se comer e fazer compras.

Centro de Gramado RS

Durante a época de Natal, a cidade inteira fica enfeitada com decoração natalina: quer mais charme que isso? Acrescente o friozinho fora de época e a chegada do papai noel à noite!

Chegada do Papai Noel em Gramado RS

Neste momento toca-se música da chegada do Papai Noel, e neva (espuma) durante a apresentação. É coisa rápida, mas muito linda de se ver! Neste momento em específico havia muita gente, então não consegui me aproximar a tempo de fotografar o bom velhinho cumprimentando o público.

Restaurante em Gramado

Na gastronomia, prepare seu bolso se quiser comer com luxo. Acho que é assim em qualquer lugar.

Em Gramado os restaurantes possuem alto padrão, e se você acrescentar uma garrafinha de vinho, a brincadeira pode sair cara.

Vou dar um destaque para um Buffet que conheci no horário do almoço, cujo preço me surpreendeu muito: fiz um grande prato com sushis e comidas quentes e saiu por R$ 23 reais! Fiquei pasmo com o preço tão barato! O local se chama China in Serra, fica na Rua Garibaldi pertinho do Hotel Serra Azul.

Snowland em Gramado RS

Ainda deu tempo de conhecer (só conhecer, não experimentei) o SNOWLAND em Gramado. O lugar é sensacional, funciona com pista de patinação, área de jogos para crianças, restaurante, pista de esqui e muito mais. Reserve um dia para a atração, pois é o que vou fazer! (e leve roupa de frio. Embora eles forneçam, é bom se agasalhar pois uma das áreas do local é climatizada a -5ºC).

Espetáculo Eu Sou Maria

Deixei o melhor para o final… O Espetáculo Eu Sou Maria!

Que composição incrível: teatro, música, fogos de artifício, às margens do lago com uma brisa suavemente gelada. A peça conta a história de Jesus, antes e após seu nascimento.

A média de público do evento é em torno de 7 mil pessoas. Os ingressos podem custar na faixa de 200 reais. Durante a peça, observamos muitas pessoas aglomeradas do lado de fora em alguns dos poucos locais onde se permitia ver alguma coisa. Mas gente… do lado de dentro dá pra ver muito mais! A peça é linda e usa muitos efeitos de luz que só podem ser observados do lado de dentro.

Leve muito agasalho, e vá ao banheiro antes de entrar. A peça em si é rapidinha, dura 01 hora. Mas é bom chegar cedo para escolher lugares bons na arquibancada!

**

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *